PROTOCOLO DE RETORNO AS AULAS – PROGRAMA ESCOLA SEGURA

O retorno às aulas presenciais em um ambiente seguro é de extrema importância para a saúde de crianças e adolescentes. E, para atingir este objetivo, há exigências estruturais, higiênicas, sanitárias e comportamentais que necessitam ser planejadas e implantadas nas escolas. Este documento tem por objetivo elencar essas medidas e procedimentos padronizados para realizarmos todos os processos associados a saúde na escola. Não é um documento final e acabado, mas sim um documento que poderá ser modificado em qualquer tempo, desde que a comissão que acompanhará e aplicará os procedimentos abaixo julguem necessário, ou que novas descobertas pela ciência tragam a necessidade de modificação destes protocolos.

1) ENTRADA NA ESCOLA

  1. A entrada na escola deve ser organizada de forma tal que não haja aglomerações de pessoas durante a entrada na escola.
  2. Antes de entrar no ambiente escolar deve ser realizada a medição de temperatura em todas as pessoas. A temperatura corporal máxima permitida para ingresso no ambiente escolar será de 37,5ºC.
  3. Todas as pessoas para ingressarem no ambiente escolar deverão estar portanto máscara. Será obrigatório para crianças acima de 5 anos de idade a utilização de máscara de proteção.
  4. Todos antes de entrar no ambiente escolar deverão realizar a higienização das mãos com álcool em gel.
  5. Deverá ser realizada a desinfeção dos materiais escolares, vestuários e alimentos na câmara de desinfecção.
  6. Após estes procedimentos a pessoa deverá encaminhar-se e permanecer em sua sala de aula, ou ambiente de trabalho, mantendo o distanciamento social.
  7. Não será permitido o encontro de grupos de estudantes de classes diferentes nos ambientes escolares.
  8. Em caso de pessoa que não atendam aos procedimentos e critérios de ingresso no colégio este deverá retornar imediatamente ao seu lar.

2) SALA DE AULA

2.1 Ao ingressar no ambiente de sala de aula o aluno deverá ocupar sua carteira escolar que já estará devidamente identificada e higienizada, respeitando o distanciamento social de 1-2m de distancia entre eles.

2.2 Cada estudante deverá portar em sua classe seu recipiente de uso individual para consumo de água potável(garrafa de água potável)

2.3 Cada estudante deverá portar ser próprio recipiente de álcool em gel para higienização das mãos em classe e outros ambientes escolares.

2.4 O estudante somente poderá sair de sala aula com a permissão do professor para ir ao: bebedouro, banheiro, refeitório, cantina, parquinho, biblioteca e outros ambientes escolares. Não será permitida a presença de estudantes de classes diferentes ocuparem ao mesmo tempo ambientes comuns no espaço escolar,( o professor deverá respeitar esta orientação antes de liberar o estudante para saída de sua classe).

2.5 Não será permitido o compartilhamento em classe de: garrafas e copos de água, alimentos, materiais escolares e outros.

2.6 Todos os estudantes devem permanecer no ambiente escolar fazendo uso da máscara de proteção, que deverá sempre ser trocada a cada duas horas ou toda vez que estiver suja ou úmida.

2.7 Toda vez que o estudante trocar a máscara, ele deverá realizar o acondicionamento da mesma em saco plástico descartável. Guardá-la entre seus pertences e após realizar a higienização das mãos.

3) BANHEIROS

3.1 O banheiro somente poderá ser utilizado ao mesmo tempo por estudantes da mesma classe. Nunca deveremos usar os banheiros com colegas de outras classes.

3.2 Toda vez que o aluno fizer uso dos banheiros deverá realizar a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel.

3.3 Não será permitida a reunião de estudantes nos banheiros. Toda vez que o estudante frequentar os banheiros deverá deixar seu material escolar em classe.

3.4 Os banheiros sofrerão higienização pela equipe de limpeza em toda frequência de uso ou no máximo a cada duas horas com água sanitária.

3.5 A utilização de máscara de proteção nos banheiros é obrigatória.

4) BIBLIOTECA

4.1 Toda vez que o estudante ingressar ou sair do ambiente da biblioteca o mesmo deverá realizar a higiene das mãos no lavatório ou com álcool em gel.

4.2 Não será permitido no ambiente da biblioteca a reunião de estudantes de classes diferentes ao mesmo tempo.

4.3 Para fazer uso da biblioteca o estudante deverá portar máscara de proteção individual.

4.4 Não será permitido o consumo de alimentos ou bebidas no ambiente da biblioteca.

5) SALA DE COMPUTADORES

5.1 Toda vez que o estudante ingressar ou sair do ambiente da biblioteca o mesmo deverá realizar a higiene das mãos no lavatório ou com álcool em gel.

5.2 Não será permitido no ambiente da sala de computadores a reunião de estudantes de classes diferentes ao mesmo tempo.

5.3 Para fazer uso da sala de computadores o estudante deverá portar máscara de proteção individual.

5.4 Não será permitido o consumo de alimentos ou bebidas no ambiente da sala de computadores.

5.5 Após a utilização dos computadores pelos usuários deverá ser realizada a higienização dos teclados, mouses e mesas.

6) SALA DE PROFESSORES

6.1 Os professores deverão evitar aglomerações neste ambiente.

6.2 Todos os professores e funcionários deverão fazer uso de máscara de proteção na sala de professores.

6.3 Toda vez que um professor ou funcionário ingressar ou sair do ambiente da sala de professores este deverá realizar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

6.4 Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala dos professores

6.5 A sala de professores deverá sofrer higienização sempre após o seu uso ou a cada duas horas.

6.6 Não será permitido o ingresso de alunos no ambiente da sala dos professores.

7) SECRETARIA

7.1 No ambiente da secretaria somente será permitido ingresso de pessoas que trabalham neste ambiente.

7.2 O trabalhador da secretária deverá fazer uso obrigatório de protetor facial individual”(face shield)”.

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7.3 O trabalhador da secretaria dever realizar a higienização das mãos e do balção toda vez que realizar um atendimento presencial.

7.4 Não será permitido o consumo de alimentos no ambiente da secretária. O consumo de bebidas deve acontecer por recipiente individual.

7.5 Não será permitido aglomerações e reuniões no balcão de atendimento interno e externo a secretaria.

8) CANTINA

8.1 Todos deverão portar protetor facial individual”(face shield)”, no ambiente interno e externo da cantina.

8.2 A cantina comercial deverá sofrer higienização do local toda vez que for necessário para manter sua higiene e limpeza, com água e sabão e/ou álcool em gel.

8.3 A atendente da cantina deverá utilizar touca, máscara de proteção individual e luvas higiênicas para o atendimento dos clientes.

8.4 O balcão de atendimento deverá sofrer higienização com álcool em gel toda vez que se fizer necessário.

9) O REFEITÓRIO

9.1 Todos deverão fazer uso de máscara de proteção individual no ambiente do refeitório.

9.2 Não poderão ser compartilhados pelos usuários utensílios tais como: copos, talheres, pratos. Tampouco alimentos e sucos ou bebidas.

9.3 Somente poderão reunir-se no refeitório usuários da mesma classe ou sala de aula.

9.4 No buffet ficará sempre a disposição dos usuários uma pessoa que irá servir os pretos, copos, talheres, alimentos e bebidas.

9.5 A pessoa encarregada de servir no buffet deverá fazer uso de máscara de proteção individual, luvas descartáveis higiênicas e touca.

9.6 Os horários no refeitório serão organizados de tal forma que estudantes de outras classes não se aglomerem no mesmo ambiente.

10) A COZINHA

10.1 Não serão permitidos o ingresso de pessoas que não trabalhem na cozinha neste ambiente.

10.2 O trabalhador da cozinha deverá portar protetor facial individual”(face shield)”, touca para os cabelos e luvas de higienização.

10.3 Toda vez que o trabalhador da cozinha entrar ou sair deste ambiente, o mesmo deverá realizar a higienização das mãos com álcool em gel. Não deverá nestes casos fazer a higienização das mãos na pia da cozinha.

10.4 Todos os alimentos antes de serem guardados nos armários e ou geladeira deverão sofrer processo de desinfecção em câmara própria para este fim.

11) PÁTIO E BRINQUEDOS DE USO COLETIVO

11.1 Todos deverão portar máscara de proteção individual no pátio e/ou brinquedos.

11.2 Não deverão reunir-se no pátio ou durante a utilização dos brinquedos estudantes de classes diferentes.

11.3 Somente será permitida a presença em ambientes coletivos estudantes da mesma classe escolar.

11.4 Todos após o uso dos ambientes coletivos deverão realizar a higienização das mãos encaminhar-se à suas classes.

11.5 Não deverão em hipótese nenhuma fazer uso coletivo de copos, garrafas, consumo de alimentos, vestuários e outros que possam comprometer a higiene de cada usuário.

12. AMBIENTES EM GERAL

12.1 Todos os usuários e ou visitantes no ambiente escolar deverão estar utilizando máscara de proteção individual. A excessão dos colaboradores que farão uso do protetor facial individual”(face shield)”.

12.2 Todos os usuários e ou visitantes deverão sofrer aferição de temperatura antes de ingressar no ambiente escolar. Em caso de a temperatura ultrapassar 37,5ºC não será permitido ao usuário o ingresso no estabelecimento.

12.3 Antes de ingressar no ambiente escolar o usuário deverá realizar a higienização das mãos com álcool em gel.

12.4 Não será permitida a visitação aos ambientes escolares em horário escolar. Apenas na sala da coordenação pedagógica.

12.5 Todos os ambientes escolares devem ser higienizados na frequência que se fizer necessária a higienização, com álcool, água sanitária, água com desinfetante e outros.

12.6 Só será permitida a reunião de estudantes da mesma classe no pátio da escola.

12.7 Usuário com sintomas de COVID-19 será imediatamente afastado do ambiente escolar, encaminhado aos pais e se for colaborador será encaminhado ao serviço de saúde pública.

12.8 Se confirmada a contaminação por COVID-19 a classe deverá ser encaminhada ao SSP e poderá ser afastada conforme orientação do serviço de saúde do município.

12.9 Os alunos pais e ou responsáveis ao realizar sua matrícula escolar, adere automaticamente aos protocolos aqui adotados pela Instituição de Ensino.

12.10 O serviço de higienização do ambiente escolar será colaborativo, onde todos deverão ser responsáveis por tais feitos e não apenas a equipe de limpeza.

12.11 Ficará eleito um comitê de crise sanitária que reunir-se-á quinzenalmente ou toda vez que se julgar necessário, para verificar os procedimentos e avaliar a utilização dos procedimentos em tela.

08 de dezembro de 2020